Homenagem a Manuel Bento no 104º aniversário do FC Barreirense

 "O Bento era um profissional exemplar, depois do treino terminar ficava mais uma hora a treinar a defesa de penalties com o Eusébio e jogadas de cabeça comigo", referiu Humberto Coelho, no decorrer da homenagem prestada a Manuel Bento, inserida na sessão solene do 104º aniversário do Futebol Clube Barreirense.

"Foi o maior colega, o maior homem. Era uma amigo da sua família, adorava falar da sua mulher e de seus filhos. Era um homem que gostava da família", disse Humberto Coelho.

No dia em que celebrou o seu 104º aniversário, o Futebol Clube Barreirense, prestou homenagens a personalidades que inscreveram seus nomes na história do clube e no desporto nacional.


Barreiro escola de jogadores

No decorrer da Sessão Solene evocativa do aniversário foi prestada uma homenagem ao ex-atleta Manuel Galrinho Bento, uma referência do Futebol Clube Barreirense, do Sport Lisboa e Benfica e da Selecção Nacional.
José Augusto, magriço da selecção nacional de 1996, recordou que o Barreiro foi uma escola de futebolistas e deu ao Benfica 50 jogadores nos diversos escalões, entre eles o Bento.

O dia que tudo mudou

Recordou o dia que sugeriu o nome de Bento para substituir Yashin - integrando uma selecção mundial - num jogo de homenagem a seu amigo Mário Coluna.
Referiu como a sua proposta não foi bem recebida e comentaram que tinha "pouca altura", mas, depois, quando Bento estava na baliza e fez uma exibição exemplar, perguntavam-lhe - "Zé, donde veio este guarda -redes". "É da minha terra, do Barreiro" - respondeu.
O Bento recordou era um guarda redes com uma "grande leitura de jogo", "era um guarda redes de eleição".
Expressou a sua alegria por, ter sido ele, que o convidou para aquele jogo que seria decisivo para a carreira de Manuel Bento.

Passei a vida a falar do Barreiro e do Futebol Clube Barreirense

Humberto Coelho, vice presidente da Federação Portuguesa de Futebol e companheiro de equipa de Manuel Bento, recordou - "passei a minha vida de jogador de futebol a falar do Barreiro e do Futebol Clube Barreirense", quer com o José Augusto, quer com o Bento.
"Com o Bento vivi todos os dias, 24 horas por dia, partilhámos o mesmo quarto", recordou.

Um guarda redes corajoso e arrojado

"O Bento era um profissional exemplar, depois do treino terminar ficava mais uma hora a treinar a defesa de penalties com o Eusébio e jogadas de cabeça comigo", referiu Humberto Coelho.
"Era um guarda redes corajoso e arrojado", disse.
Recordou um dia, num jogo em Famalicão, que Bento sofreu um golpe na cabeça, tendo levado 38 pontos.
"Eu disse-lhe que o campeonato, nesse ano seria mais fácil de conquistar, porque já tínhamos 38 pontos", recordou.

Um jogador extraordinário com os pés

"O Bento era um jogador extraordinário com os pés. Foi o melhor guarda redes que conheci", salientou.
"Foi o maior colega, o maior homem. Era uma amigo da sua família, adorava falar da sua mulher e de seus filhos. Era um homem que gostava da família", disse Humberto Coelho.
"Foi, sem dúvida, um jogador extraordinário e para mim é um prazer estar aqui e felicito o Futebol Clube Barreirense por recordar e homenagear este homem extraordinário", afirmou.
"O Futebol Clube Barreirense é um clube com uma cultura e com valores e o Bento é um exemplo e sempre defendeu e falou dessa cultura e desses valores", sublinhou Humberto Coelho.

Oferta de quadro do artista barreirense Lenine Rodrigues.

No decorrer da sessão foi transmitido um vídeo, cedido pelo Canal Benfica TV, com uma reportagem sobra a vida de Manuel Bento, dos seus tempos de pedreiro na Golegã, até ao seu ingresso no plantel do Futebol Clube Barreiro e saída posterior para o Sport Lisboa e Benfica.
No final da homenagem foi entregue à família de Manuel Bento - através do seu filho - um quadro de carvão, do artista barreirense Lenine Rodrigues.
Uma obra que dá a força e perpetua a memória do rosto daquele que, este ano, foi considerado pela UEFA, o melhor guarda redes português de sempre.

Barreiro Reconhecido

Manuel Galrinho Bento,nasceu na Golegã em 25 de Junho de 1948,veio para o Barreirense com 19 anos, sendo uma referência com a camisola alvi rubra.
Antes de ser jogador do FCB alinhou no Riachense e no Goleganense.
Bento jogou no Barreirense durante as épocas de 67-68,68-69,69-70,70-71 e 71-72,transferindo-se para o Benfica onde terminou em 91-92.
Aos 44 anos depois de se internacional pela selecção "A" por 63 vezes, foi por mitos classificado como "um dos maiores guarda-redes Portugueses de todos os tempos."
Bento, foi condecorado pela Câmara Municipal do Barreiro com o galardão "Barreiro Reconhecido".

 

In http://www.rostos.pt/inicio2.asp?cronica=8000364&mostra=2

Imagens

Último vídeo

Próximos eventos

domingo, 28 abril 2024 - 09:00 -10:25 : FCB(B) - Comércio e Indústria (Iniciados)
domingo, 28 abril 2024 - 11:00 -12:45 : FCB - Amora (Sub-17)
domingo, 28 abril 2024 - 14:00 -15:05 : FCB(B) - Alcochetense(B) (Sub-10)
domingo, 28 abril 2024 - 14:30 -16:15 : Malveira - FCB (Sub-14)
domingo, 28 abril 2024 - 15:00 -16:35 : Portimonense - FCB (Sub-15)
domingo, 28 abril 2024 - 16:00 -17:45 : FCB(B) - B SAD (Seniores)
domingo, 28 abril 2024 - 18:00 -19:30 : Águias Unidas - FCB (Seniores)

Últimos comentários

  • Carlos Matos
    Exibição pobre para mim que ...

    Ler mais...

     
  • Rui G
    Qual 1904... até isso roubaram....

    Ler mais...

     
  • Jose
    Apenas um relato de um roubo, muito ...

    Ler mais...

     
  • Paulo S
    Uma vez corruptos, corruptos ...

    Ler mais...

Siga-nos no...

RSS youtube facebook twitter

Contactos - www.fcbarreirense.com